Carlos Campana

De Janelapédia
http://www.janela.com.br/imagens/gente/Carlos_Campana(perfil).jpg

Carlos Campana nasceu em 11 de setembro de 1954

Formou-se em Comunicação pela UFRJ em 1977, completando a pós-graduação em Marketing pela PUC/Rio em 1982.

Trabalhou em Marketing na Embratel, na R. J. Reynolds Tabacos e na Merck S/A - Indústrias Químicas.

Em 1982, passou a atuar em agências de propaganda, sempre na área de Atendimento e Planejamento. Trabalhou em dois períodos na DPZ, onde dirigiu diversas contas entre elas a Sydney Ross, Ceras Johnson, Coca-Cola, Castrol, Vulcan, Embratel, Souza Cruz e Jornal O Globo. Em 1991, foi promovido à Diretor de Operações do Escritório Rio.

Passou, também por dois períodos pela Diretoria de Atendimento e Planejamento da Almap-Rio, onde foi responsável pelas contas da Gillette, Fleischmann & Royal, Du Loren, ABECIP, Nutrícia e Pepsi-Cola.

Em 1992, associou-se à Meet - Criação, Planejamento e Marketing, desenvolvendo trabalhos de criação, planejamento e produção de diversos projetos de promoções e eventos para a Souza Cruz, Coca-Cola, Volkswagen e Mesbla.

A partir de 1994, ocupou a Diretoria de Atendimento da V&S Comunicações.

Em 1997, foi dirigir o Atendimento da Caio Domingues e Associados e em 1998 montou a CAMPACOM, uma empresa de consultoria de Marketing e Comunicação, onde passou a executar projetos para a agência J.Walter Thompson, planejando para a Cerveja Bavaria, TIM, Sistema Globo de Rádio e Revendedores Ford.

Em 2001, associou-se à Resende & Resende Comunicação e planejou a comunicação para 4 shoppings do Grupo EGEC ( Norte Shopping, Center Shopping, West Shopping, Shopping Light-SP).

Em 2003, assumiu a Comunicação e Marketing do SEMIC - plano de saúde empresarial, até meados de 2006.

Atualmente, além de projetos da CAMPACOM, representa a SPG&A -consultoria de comunicação formada por Luiz Sales, Alex Periscinoto e Sérgio Guerreiro - no mercado do Rio de Janeiro.

Desde 1992, participou na criação, planejamento e execução de inúmeros projetos de Marketing Cultural, como o Carlton Cine, Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil, 500 Anos de Propaganda no Brasil, entre outros.

Em agosto de 2006, recebeu convite para comandar a Assessoria de Marketing e Comunicação do CREA-RJ - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro.

Em 2007, assumiu, em Brasília, a Gerência de Comunicação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Como atividades complementares, destaca-se a presidência do GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro de 1987 a 1989. Está na vida acadêmica desde 1977, ministrando cursos para Fundação Getúlio Vargas, Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro e PUC - Rio. Foi Vice-Presidente da ABMN de 1999 a 2001 e recebeu o prêmio Destaque em Atendimento pela ABP em 1987.

É co-autor do livro Estratégias de Comunicação em Marketing da Editora da FGV.