Pedro Nonato

De Janelapédia

Nascido no Rio de Janeiro, estudou e completou sua educação básica na Cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Andrews, depois cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 1984 a 1988 e Comunicação Social e Jornalismo na Centro Universitário da Cidade (UniverCidade/RJ) entre 1987 a 1990 e tem como hobbies a música clássica, teatro, cinema, leitura, viagens e os jogos de gamão e golfe.

Ampla experiência internacional, é fluente em inglês e francês e viveu nas cidades de Paris, Washington, Buenos Aires, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Atualmente divide seu tempo entre Miami (EUA) – onde desde 2019 tem residência legal ao ser agraciado com um “Green Card” concedido devido às suas “habilidades extraordinárias” (EB-1A categoria E-16) nos campos de entretenimento, comunicação e negócios – e Lisboa (Portugal) onde desde 2022 também tem residência legal.

Grande experiência em vendas, comunicação, planejamento para estruturação e desenvolvimento de novos produtos e novos negócios para empresas e marcas, especialmente produtos e projetos de entretenimento, projetos editoriais e ainda projetos no-media, principalmente relacionados a hospitalidade, música, cultura e educação com grandes níveis de reconhecimento de marca, criando valor para todas as partes envolvidas.

História de sucesso em adquirir, fundar, crescer e agregar valor, rentabilidade e desempenho de vendas das empresas, incluindo mídias tradicionais, mídias on-line, conferências, exposições, shows ao vivo e projetos do setor de hospitalidade.

Forte liderança executiva com resultados comprovados de inspirar e engajar profissionais de diferentes setores em diferentes regiões geográficas, possui uma extensa rede de contatos de negócios em empresas de médio e grande porte e governos no Brasil, França e Portugal.

Após breve passagem pelo Banco Garantia, atual Credit Suisse no Brasil, começou na área de Comunicação em 1985, como profissional do setor de Planejamento, na área de Promoções e, entre 1988 e 2004, foi coordenador de comunicação em mais de trinta e cinco campanhas políticas para Prefeito, Vereador, Governador, Deputados Estadual e Federal, Senador e Presidente.

Nos anos de 1990 e 1991, foi Assessor de Comunicação junto à Presidência da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoa do Estado do Rio de Janeiro (SERLA).

Em 2004 foi co-fundador do Instituto da Propaganda (IP), curso livre com foco no desenvolvimento do raciocínio criativo aplicado à comunicação e foi Presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP/RJ), entidade de classe que representa os profissionais destas áreas, por dois mandatos, entre outubro de 2005 a setembro de 2008.

É membro da Câmara de Comércio França – Brasil (CCFB), desde janeiro de 2006 e é Membro Fundador da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, capítulo do Distrito Federal (ADVB-DF), sendo seu Conselheiro de Maio de 2007 até abril de 2009.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:


BRASIL PLURAL HOLDINGS (desde Janeiro de 2024 até data presente): Miami, Florida, USA

Business Developer para Mercado Exterior na Brasil Plural Holdings, fundada em 2012 nos Estados Unidos por profissionais altamente qualificados do setor financeiro internacional, tem sede em Nova York e escritórios em Miami, Orlando, Atlanta, Lisboa e São Paulo e oferece investimentos inovadores e customizados soluções para investidores institucionais e privados, sendo composta por quatro empresas:

- PLURAL SECURITIES, corretora com sede em Nova York, que fornece acesso aos mercados de capitais globais, membro da FINRA, NFA e SIPC e regulada pela US Securities and Exchange Commission (SEC), a agência federal americana independente de regulamentação e controle dos mercados financeiros.

- PLURAL ADVISORS, empresa de gestão de patrimônio com sede em Miami, que atende indivíduos e famílias de elevado patrimônio.

- PLURAL MARKETS, empresa de investimento com sede em Lisboa, Portugal, especializada em corretagem, consultoria para investimento e gestão de carteiras, regulada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a entidade reguladora independente e que integra o Sistema Europeu de Supervisão Financeira (SESF), um sistema multiestratificado de autoridades micro e macroprudenciais que visa garantir a consistência e coerência da supervisão financeira na União Europeia.

- PLURAL GESTÃO DE ATIVOS, sociedade gestora de fundos de capital de risco, com sede em Lisboa, Portugal, focada na gestão de fundos de investimento de rendimento e valorização a longo prazo e também regulada pela CMVM, integrante da SESF.

HOME DEVELOPERS GROUP (desde setembro de 2021 – presente): Lisboa, Portugal

Diretor de Desenvolvimento e Marketing, responsável pelas estratégias e ações nas áreas de Vendas, Marketing e Comunicação e Brand Partnerships. A HDG foi criada para atender incorporadores imobiliários que querem atuar em Portugal, fazendo a gestão de todo o processo de incorporação, promoção e construção, auxiliando investidores e incorporadores desde a compra do ativo imobiliário, sejam terrenos, edifícios, projetos aprovados etc.

A empresa atua ainda na formação de grupos de investidores para desenvolvimento de oportunidades imobiliárias em Lisboa e Grande Lisboa (Cascais, Monte Estoril, Estoril) com foco primário, mas não só, na reabilitação de edifícios nas melhores regiões de cada localidade.

Também estrutura Fundos de Capital de Risco em parceria com instituições financeiras portuguesas objetivando gerar riqueza para aplicação no mercado imobiliário em Portugal, com captação de recursos de estrangeiros que buscam morar ou investir no País através do Golden Visa, ou mesmo para diluição de risco patrimonial em moeda forte.

HDG REALTY PORTUGAL (desde setembro de 2021 – presente): Lisboa, Portugal

Diretor de Desenvolvimento e Marketing, responsável pelas estratégias e ações nas áreas de Vendas, Marketing e Comunicação e Brand Partnerships. A HDG Realty auxilia e orienta seus clientes a alugar, comprar ou vender casas, apartamentos, herdades, casas de campo e de praia e até terrenos em todo Portugal, sempre de acordo com seus objetivos e dentro de seus orçamentos.

STUDIOKAZA MOBILI (de março de 2020 a dezembro de 2023): Miami, Florida, USA

Diretor Executivo, responsável pelas operações da empresa. Com operações em Miami (desde 2014) e em Lisboa (desde 2021), a StudioKaza é considerada como uma das melhores empresas de soluções integradas de decoração e sua missão é a de criar e desenvolver parcerias estratégicas com incorporadores, corretores, designers de interiores, arquitetos e clientes de alto-nível.

Seu objetivo principal ajudar a visão destes profissionais e clientes a se tornar realidade, ajudando-os a obter os melhores resultados, desde peças simples de decoração até residências prontas para uso (turn-key) e unidades decoradas (home-staging) e seus serviços incluem:

• Projetos de Decoração – em parceria com arquitetos e designers de interiores, o nosso time de consultores responde às necessidades de seus projetos e ainda podem criar quaisquer tipos de projetos a partir de um briefing do cliente que não tenha seu arquiteto ou designer.

• Venda de Móveis, Acabamentos e Marcenaria – como uma loja especializada, oferecemos móveis exclusivos, passando por acabamentos de alta qualidade (pisos e pedras naturais, cortinas, tecidos, papéis de parede); trabalhos de marcenaria feitos sob medida; cozinhas, closets e banheiros da marca brasileira Kitchens; automação e acessórios exclusivos de parceiros globais que se adequam perfeitamente aos seus projetos.

Com parcerias com renomados arquitetos e designers de interiores, conta com projetos realizados em edifícios ícones como One Thousand Museum, Porsche, Armani Casa, Ritz-Carlton, Jade Ocean, Jade Signature, Eighty-Seven Park, Ocean III, Icon Brickell e, inclusive, em outros estados como New York, New Jersey, Texas, New Mexico e até no exterior, em Londres, Dubai, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, naturalmente.

TECHNOPOL (de novembro de 2018 a outubro de 2021): Paris, França

Conselheiro junto à Presidência da Technopol, o mais importante órgão francês para a defesa, o reconhecimento e a promoção da música eletrônica na França, com sede em Paris. Desde 2013 Technopol é a produtora da Paris Electronic Week, o primeiro hub de negócios francês para profissionais de Dance Music e, desde 1998, é a produtora da Techno Parade, um evento “open air” que celebra a cultura da música eletrônica reúne anualmente cerca de 350.000 pessoas nas ruas de Paris desde então. Sua missão era a de aconselhar sobre o desenvolvimento de novas estratégias institucionais e sobre oportunidades empresariais.


ASSOCIATION FOR ELECTRONIC MUSIC / AFEM (de outubro de 2015 a setembro de 2021): Washington, DC, USA

Membro do “Board of Advisors” da “Association for Electronic Music” de outubro de 2015 a setembro de 2021 e, para o biênio de 2016-2017 foi eleito por voto direto de seus pares para a cadeira de “Not for Profit & Education” da Associação, além disso fez parte do “work-group” de “brand sponsorship/corporate membership class”.


DEVELOPMENT, MARKETING & COMMUNICATIONS (de março de 2018 a fevereiro de 2020): Miami, Florida, USA

Diretor Geral, a DMC era uma empresa de consultoria e de desenvolvimento de projetos que atuava em áreas relacionadas ao varejo, hospitalidade, música, cultura e educação. Nonato planeja, estrutura e desenvolva estratégias para seus clientes.

Na área de Consultoria, sua missão era fazer com que os negócios, marcas, eventos e projetos existentes cresçam em reconhecimento de marca, receita e lucro nos Estados Unidos e em alguns outros mercados globais, obtendo desde acordos de patrocínio até reformulando estratégias comerciais, de parceria e de comunicação.

Na área de Projetos, por meio de uma vasta rede de contatos no setor de entretenimento, a missão era a de criar, estruturar e desenvolver novos negócios, produtos e projetos, especialmente aqueles relacionados aos setores da hospitalidade, música, cultura e educação, sempre oferecendo ao mercado produtos e projetos exclusivos, afiliados a marcas mundiais reconhecidas, com grande apelo ao público, gerando valor para todos os envolvidos no processo.


MORE MUSIC LIVE / ULTRA MUSIC FESTIVAL BRASIL / DJ MAG BRASIL (de outubro de 2014 a fevereiro de 2018): Paris, França (2014-2015) e Miami, Florida, USA (2016-2018)

Diretor Internacional da MMLive Eventos, empresa que nasceu como uma “spin-off” da unidade de produção dos shows do RMC e que realizou shows de artistas como Steve Aoki, Hardwell, David Guetta, e ainda diversas edições em todo o Brasil do Fusion Stage, em parceria com a Ambev.

A MML deteve os direitos para produzir no Brasil as edições brasileiras do Ultra Music Festival – um dos mais abrangentes e importantes festivais mundiais de Dance Music – nos anos de 2016 e 2017 – e ainda deteve os direitos para a produção no Brasil dos eventos, do portal e da revista DJ MAG, o mais importante veículo de comunicação de todo o setor de “Dance Music” em todo o mundo até o início de 2018.

Na MML sua atuação se dava na criação e desenvolvimento de novos produtos, de oportunidades empresariais e na busca de acordos de cooperação e troca de conteúdos exclusivos.


GLOBAL SPORTS NETWORK (de maio de 2012 a dezembro de 2014): Rio de Janeiro, Brasil

Membro do Conselho Consultivo da Global Sports Network que atuava no segmento de esportes, notadamente em Conteúdo Esportivo, Gestão Esportiva, Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras e sua atuação se fez junto ao CEO e aos controladores da GSN a fim de aconselhar sobre o desenvolvimento de novas estratégias institucionais e sobre novas oportunidades empresariais.


RIO MUSIC CONFERENCE / RIO MUSIC CARNIVAL (de outubro de 2011 a fevereiro de 2018): Paris, França (2011-2015) e Miami, Florida, USA (2016-2018)

Diretor Internacional e Jornalista Correspondente dos eventos Rio Music Conference, série de conferências sobre o setor do entretenimento presencial e da música digital e que é considerado como dos mais relevantes eventos de “Live Entertainment & Content” de todo mundo em seu gênero. Atualmente o evento ocorre sob o nome BRMD / Brasil Music Conference, sendo produzido pela Dream Factory, que também produz o Rock in Rio.

Sua atuação se dava na criação e desenvolvimento de projetos editoriais e comerciais, na busca de novas oportunidades empresariais e de acordos de cooperação, na troca de conteúdos exclusivos e na cobertura de matérias jornalísticas para seus dois veículos de comunicação próprios: o Portal RMC, de jornalismo online e o Anuário de Mercado RMC, impresso com cerca de 200 páginas em português e inglês. Além disso a empresa era também a produtora desde 2009 do Rio Music Carnival, o maior festival Dance Music de carnaval em todo o mundo, com duração de cinco dias durante o Carnaval da Cidade Maravilhosa. Ao longo de suas edições passadas já recebeu mais de 325.000 pessoas e se apresentaram mais de 240 estrelas da música eletrônica mundial.


BRASIL MÍDIA DIGITAL (de agosto de 2009 a dezembro de 2015): Paris, France

Diretor Internacional e Jornalista Correspondente da BrMD, empresa que operava nas áreas de Conteúdo, Mídia e Jornalismo onde publicava, desenvolvia e comercializava os seguintes produtos e serviços:

 Agência IN, gestão da informação e conteúdo sob medida  Investimentos e Notícias, portal de jornalismo econômico  Balanços Patrimoniais, demonstrações e análises financeiras de empresas brasileiras de capital aberto

Na BrMD sua atuação se dava na criação e desenvolvimento de projetos editoriais e comerciais, na busca de oportunidades empresariais e de acordos de cooperação, na troca de conteúdos exclusivos, na aquisição de licenças de projetos internacionais para realização no Brasil e na produção da Coluna Rive Gauche, sobre Paris e a França de forma geral.


JORNAL DO BRASIL (de maio de 2006 a março de 2010): Rio de Janeiro, Brasil

Janeiro de 2010: Jornalista Correspondente na França, após deixar suas funções executivas, se muda com a família para Paris, onde mantém uma coluna dominical, sob o título “Rive Gauche”, até março daquele ano.

Setembro de 2009: Diretor Executivo para o Setor Público após a reorganização da holding CBM e seu novo foco para a publicação apenas do Jornal do Brasil e seus produtos, tem sob a sua responsabilidade, em todo o território nacional, a representação institucional e a performance comercial do Jornal do Brasil junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os seus níveis, em todo o Brasil: ministérios, secretarias, autarquias, agências reguladoras e empresas públicas.

Janeiro de 2009: Vice-Presidente Sênior de Negócios, onde tem como missão criar sinergia entre as marcas Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, através de suas áreas de Mídia Tradicional, No Media, Projetos Digitais e Projetos Editoriais, sempre fazendo novas e audaciosas parcerias comerciais, que tragam o que o mercado anunciante deseja, margem para a empresa e seus parceiros, além de relevância aos leitores e usuários de ambos os veículos.

Agosto de 2008: Diretor de Projetos Editoriais onde sua função cobria os seguintes aspectos:

• Para o JB: desenvolver e ofertar ao mercado o maior número possível de projetos editoriais ou eventos onde as prioridades eram a geração de caixa com alta margem de contribuição para a operação, além de agir como fator de diferenciação, agregando valor ao Departamento Comercial através de ações customizadas aos clientes, realizando, sempre que possível, o cross-selling /cross-media entre os produtos da Divisão e/ou da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), composta ainda pela Gazeta Mercantil e Editora Peixes. Em sua visão, o escopo dessa atuação se dava por segmento de mercado, região geográfica, relevância editorial e interesse empresarial.

• Para o mercado: criar e comercializar projetos editoriais, que possibilitassem ao cliente desenvolver uma estratégia de comunicação consistente e que contribuiria de forma significativa para os seus desafios empresariais, mercadológicos, além de trazer impacto positivo para a percepção de sua marca.

• Para os leitores: o conteúdo editorial com relevância e pertinência, agregando valor como um todo.

Maio de 2008: Acumulando sua função anterior, é líder do grupo de trabalho cuja missão é reorganizar a atuação do Núcleo São Paulo do JB, que é responsável pela performance comercial do Jornal do Brasil junto ao mercado anunciante da Cidade de São Paulo, interior do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Maio de 2007: Diretor da Sucursal de Brasília, responsável pela representação e performance comercial do Jornal do Brasil junto ao Governo Federal, Missões Estrangeiras, Confederações, Associações e Sindicatos com sede na Capital Federal. Além disso faz parte do grupo de trabalho para o lançamento de um novo jornal diário nesta praça.

Janeiro de 2007: Diretor Comercial da Revista JB Ecológico, acumulando as funções anteriores.

Dezembro de 2006: Diretor de Marketing Comercial, que tinha como objetivo dar suporte de marketing e comunicação à todas as Unidades de Negócios do Departamento Comercial do Jornal do Brasil, além de criar e executar ações de relacionamento com o mercado anunciante, acumulando as funções anteriores.

Julho de 2006: Diretor de Projetos de Mercado, onde desenvolveu novas formas de atuação, buscando soluções integradas junto às expectativas dos clientes, acumulando a função anterior.

Maio de 2006: Diretor de Negócios, onde sua atuação era a de incrementar permutas e parcerias comerciais.


DOCTOR PROPAGANDA (de fevereiro de 2001 a abril de 2006): Rio de Janeiro, Brasil Diretor de Operações, responsável pelas áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.


100% PROPAGANDA (de novembro de 1999 a janeiro de 2001): Rio de Janeiro, Brasil Diretor de Operações, responsável pelas áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.


DÉCADA PROPAGANDA (de abril 1992 a outubro de 1999): Rio de Janeiro, Brasil Vice-Presidente Executivo, responsável pelas áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.


TANDEM & ARTEPLUS COMUNICAÇÃO (de abril de 1990 a março 1992): Rio de Janeiro, Brasil Diretor de Atendimento, responsável da área de Atendimento.


AQUATRO PROPAGANDA (de janeiro de 1988 a março 1990): Rio de Janeiro, Brasil Diretor de Atendimento, responsável da área de Atendimento.


SHARE PROMOÇÕES (de setembro de 1985 a dezembro de 1987): Rio de Janeiro, Brasil Diretor de Atendimento e Planejamento, atendendo à clientes diretos e agências de publicidade na área de promoções.

de publicidade na área de promoções.