Cid Pacheco

De Janelapédia
Cid Pacheco
Cid Perez Pacheco foi um dos mais destacados publicitários do Brasil, com mais de 45 anos de atividades em Marketing e Propaganda, planejador de mais de 2.000 campanhas, para mais de 600 produtos diferentes e 300 clientes dos mais diversos.

Foi, durante anos, diretor da agência JMM uma das maiores do Rio de Janeiro nos anos 70 e 80.

Professor da Escola de Comunicação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou e ministrou a cadeira de Comunicação Política e Eleitoral. Foi o primeiro diretor da ESPM no Rio (1974).

Planejou e presidiu os dois seminários "Voto é Marketing?", I e II (1993 e 1994). Organizou e participou de um grande número de seminários, congressos, cursos especializados etc. em todo o Brasil. Orientou a edição do livro "Voto é Marketing - o resto é Política" (18 co-autores).

Em 2002, foi criado na ECO o Prêmio Cid Pacheco, proposto pelos alunos do Curso de Publicidade com o objetivo de aprimorar talentos e desenvolver a criatividade dos estudantes de Propaganda e Marketing. Além disso, ao dar destaque às peças mais originais, a premiação promove uma sinergia entre Mercado e Universidade, levando sempre em conta a preocupação social.

O Prêmio Cid Pacheco faz parte do Interseção - Semana de Propaganda e Marketing da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) - evento inteiramente criado e produzido pelos próprios alunos da ECO. A iniciativa surgiu para aproximar os estudantes dos profissionais mais renomados do meio publicitário. O nome é uma homenagem a Cid Pacheco, professor-fundador da ECO/UFRJ.

Faleceu em 24 de agosto de 2008.