Mario Bockmann

De Janelapédia
Mario Bockmann
Dietrich Mario Bockmann nasceu em São Paulo, em 04/11/l936, filho de Martha e Paulo Bockmann. Ainda pequeno foi morar em Campos do Jordão. De lá saiu com 17 anos e foi para o Rio de Janeiro. Morou com seu avô materno, em um casarão na esquina da praia com a Rua Farme de Amoedo.

Lá, entre a praia de Ipanema (frescobol e garotas) e faculdade, foi trabalhar com seu avô, dono de várias fábricas de tecelagem (Matheis), várias em Petrópolis. À noite cursava Marketing e Administração de Empresas.

Em l957, com 21 anos, trabalhou durante dois anos na Fernando Chinaglia (Anuário Edap). Em 1958, foi para a McCann-Erickson, onde fez grandes amigos, ficando como assistente no Atendimento por quatro anos. Surgindo uma oferta melhor, foi para a Vick Farmaceutica como Publicitário (colirio Moura Brasil). De lá para a Standard, como Chefe de Grupo, ficando até 1966.

Em 1966, foi chamado para O Globo, a convite do Dr.Roberto Marinho, de quem trabalhou muito próximo. Mario gostava de citar frases, parábolas e histórias que Dr. Roberto lhe contava. Lá, lançou os Jornais de Bairro em 21 de março de 1982. Em 1981 e 1983 ganhou o prêmio Top de Marketing pela ADVB e viu o Globo se consolidar na posição de maior jornal do Brasil, entre 1966 e 1992.

Mas nem tudo foram flores: em agosto de 1992 houve a reestruturação da diretoria (na época, dirigida por João Roberto Marinho), quando foi criado o Conselho Consultivo, para assessorar a presidência e vice presidência. Depois de 26, tendo checado a Diretor Comercial, Mario Bockmann deixou a empresa.

Em 2001, foi chamado para trabalhar no Jornal do Brasil. Mario morava fora do Rio, e ía de ônibus para o Rio na 2ª feira e voltava na 5ª à noite. No JB ficou até 2002.

Foi presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP).

Faleceu em 16/11/2006.