Mudanças entre as edições de "Pedro Nonato"
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Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, Pedro Aloisio Maria Fernandes Nonato da Silva, estudou e completou sua educação básica na Cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Andrews, depois cursou Direito na PUC/RJ e Comunicação Social na UniverCidade/RJ, além de ter feito diversos cursos de extensão na área de comunicação, é Jornalista e Publicitário. | Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, Pedro Aloisio Maria Fernandes Nonato da Silva, estudou e completou sua educação básica na Cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Andrews, depois cursou Direito na PUC/RJ e Comunicação Social na UniverCidade/RJ, além de ter feito diversos cursos de extensão na área de comunicação, é Jornalista e Publicitário. | ||
− | Fluente em inglês e francês, já viveu no exterior em Buenos Aires, Lisboa, Washington, | + | Fluente em inglês e francês, já viveu no exterior em Buenos Aires, Lisboa, Washington, Paris e Miami, onde atualmente mantém residência e tem como hobbies a música clássica, teatro, cinema, leitura, viagens ao exterior e os jogos de gamão e golfe. |
− | + | Após breve passagem pelo Banco Garantia, atual Credit Suisse, começou na área de Comunicação em 1985, como profissional do setor de Planejamento, na área de Promoções e, entre 1988 e 2004, foi coordenador de comunicação em mais de trinta e cinco campanhas políticas para Prefeito, Vereador, Governador, Deputados Estadual e Federal, Senador e Presidente. | |
− | + | Nos anos de 1990 e 1991, durante o Governo Moreira Franco no Estado do Rio de Janeiro, foi Assessor de Comunicação Social junto à Diretoria Administrativa e Financeira da SERLA, atual Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoa do Estado do Rio de Janeiro. | |
− | + | Em 2002 foi um dos fundadores e do Guanabara Já, um movimento espontâneo e apartidário por excelência e nascimento: sua intenção era jogar luz sobre todo o processo que culminou com a fusão Estado do Rio de Janeiro e o então Estado da Guanabara – transformado então no Município do Rio de Janeiro, como que hoje o conhecemos – e, mais que tudo, discuti-lo e rever este último resquício autoritário do Golpe de 1964. | |
− | + | Fundou em outubro de 2004, com Marcos Silveira, o Instituto da Propaganda (IP), curso livre com foco no desenvolvimento do raciocínio criativo aplicado à comunicação e foi Presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP/RJ), entidade de classe que representa os profissionais destas áreas, por dois mandatos, entre outubro de 2005 a setembro de 2008. | |
− | + | É membro da Câmara de Comércio França – Brasil (CCFB), desde Janeiro de 2006 e é Membro Fundador da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil, capítulo do Distrito Federal (ADVB-DF), sendo seu Conselheiro de Maio de 2007 até Abril de 2009. | |
− | + | É membro do “Executive Board” da “Association for Electronic Music” (AFEM) desde outubro de 2015, tendo sido eleito por voto direto de seus pares para a cadeira de “Not for Profit & Education” da associação. | |
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− | + | Atuação Profissional: | |
− | + | Desenvolvimento de novos negócios ligados à estruturação e comercialização de projetos de entretenimento, projetos editoriais e projetos de no media, notadamente em relação aos setores ligados à economia criativa e conteúdo como música, cultura e educação, através de instrumentos de reconhecimento de grandes marcas com seus públicos, gerando valor para todos os envolvidos neste processo. | |
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− | + | Experiência profissional: | |
− | + | SHARE - de dezembro de 1985 a março de 1988: | |
− | + | Sócio-fundador, Diretor de Atendimento e Planejamento, atendia clientes e agências na área de promoções. | |
− | + | AQUATRO / TANDEM – de abril de 1988 a outubro 1991: | |
+ | Diretor de Atendimento destas duas agências cariocas. | ||
− | + | DÉCADA PROPAGANDA – de janeiro 1992 a novembro de 1999: | |
+ | Sócio-fundador, sendo seu Vice-Presidente Executivo e Diretor de Atendimento e Novos Negócios. | ||
− | + | A Década Propaganda controlava uma empresa de Assessoria de Imprensa e uma empresa de | |
+ | Telemarketing, além de ter mantido, nos anos de 1992 e 1993, um acordo operacional com a | ||
+ | JMM / MG atendendo à Brasif / Duty Free, Cia. Vale do Rio Doce e Siderúrgica Mendes Júnior. | ||
− | + | 100% PROPAGANDA – de dezembro de 1999 a janeiro de 2001: | |
+ | Sócio-fundador e Diretor de Atendimento, responsável pelas áreas de Atendimento e Novos Negócios. | ||
− | + | DOCTOR PROPAGANDA – de fevereiro de 2001 a abril de 2006: | |
− | + | Diretor de Operações, responsável pelas áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios. | |
− | + | JORNAL DO BRASIL – de maio de 2006 a março de 2010: aceita um convite do Jornal do Brasil para assumir a Diretoria de Negócios, onde sua atuação era a de incrementar permutas e parcerias comerciais. | |
− | + | Julho de 2006: passou a acumular a Diretoria de Projetos de Mercado, onde desenvolveu | |
+ | novas formas de atuação, buscando soluções integradas junto às expectativas dos clientes. | ||
− | + | Dezembro de 2006: passou a acumular também a Diretoria de Marketing Comercial, | |
+ | que tinha como objetivo dar suporte de marketing e comunicação à todas as Unidades | ||
+ | de Negócios do Departamento Comercial do Jornal do Brasil, além de criar e executar | ||
+ | ações de relacionamento com o mercado anunciante. | ||
− | + | Janeiro de 2007: acumula a Diretoria Comercial da Revista JB Ecológico. | |
+ | Maio de 2007: deixa todas as funções anteriores para se tornar Diretor da Sucursal de Brasília, | ||
+ | responsável pela representação e performance comercial do Jornal do Brasil junto ao Governo Federal, Missões Estrangeiras, Confederações, Associações e também Sindicatos com sede na Capital Federal. | ||
− | + | Em Brasília ainda responde pela performance comercial do Caderno JB Brasília junto ao GDF - Governo do Distrito Federal - e iniciativa privada local, além de fazer parte do grupo de trabalho para o lançamento de | |
+ | um novo jornal diário nesta praça. | ||
− | + | Maio de 2008: acumulando sua função anterior, é líder do grupo de trabalho cuja missão é reorganizar a atuação do Núcleo São Paulo do JB, que é responsável pela performance comercial do Jornal do Brasil junto ao mercado anunciante da Cidade de São Paulo, interior do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. | |
− | + | Agosto de 2008: deixa as funções anteriores para se tornar Diretor de Projetos Editoriais onde sua função cobria os seguintes aspectos: | |
− | + | Para o JB: desenvolver e ofertar ao mercado o maior número possível de projetos editoriais ou eventos | |
+ | onde as prioridades eram a geração de caixa com alta margem de contribuição para a operação, além de agir como fator de diferenciação, agregando valor ao Departamento Comercial através de ações customizadas aos clientes, realizando, sempre que possível, o cross-selling / cross-media entre os produtos da Divisão e/ou da CBM, composta ainda pela Gazeta Mercantil e Editora Peixes. Em sua visão, o escopo dessa atuação se dava por segmento de mercado, região geográfica, relevância editorial e interesse empresarial. | ||
− | Para | + | Para o mercado: criar e comercializar projetos editoriais, que possibilitassem ao cliente desenvolver uma estratégia de comunicação consistente e que contribuiria de forma significativa para os seus desafios empresariais, mercadológicos, além de trazer impacto positivo para a percepção de sua marca. |
− | + | Para os leitores: o conteúdo editorial com relevância e pertinência, agregando valor ao Jornal como um todo. | |
− | + | Janeiro de 2009: assume nova posição: a de Vice-Presidente Sênior de Negócios, onde tem como missão criar sinergia entre as marcas Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, através de suas áreas de Mídia Tradicional, No Media, Projetos Digitais e Projetos Editoriais, sempre fazendo novas e audaciosas parcerias comerciais, que tragam o que o mercado anunciante deseja, margem para a empresa e seus parceiros, além de relevância aos leitores e usuários de ambos os veículos. | |
+ | Setembro de 2009: após a reorganização da CBM e o foco da empresa para a publicação apenas do | ||
+ | Jornal do Brasil e seus produtos revistas Domingo, Programa, JB Ecológico, JB Energia e JB Online, assume | ||
+ | a posição de Diretor Executivo para o Setor Público. | ||
− | Tem sob a sua responsabilidade, em todo o território nacional, a representação institucional e a performance comercial do Jornal do Brasil junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os seus níveis, em todo o Brasil: ministérios, secretarias, autarquias, agências | + | Tem sob a sua responsabilidade, em todo o território nacional, a representação institucional e a performance comercial do Jornal do Brasil junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os seus níveis, em todo o Brasil: ministérios, secretarias, autarquias, agências reguladoras e empresas públicas. |
− | reguladoras e empresas públicas. | + | |
− | + | Janeiro de 2010: deixa as funções executivas no Jornal do Brasil e se muda com a família para Paris, para atuar como seu jornalista correspondente e manter uma coluna dominical, sob o título Rive Gauche, até março daquele ano. | |
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− | + | GLOBAL SPORTS NETWORK – de maio de 2012 a dezembro de 2014: Membro do Conselho de Administração da Global Sports Network que atuava no segmento de esportes, notadamente em Conteúdo Esportivo, Gestão Esportiva, Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras e sua atuação se fez junto ao CEO e aos controladores da GSN a fim de aconselhar sobre o desenvolvimento de novas estratégias institucionais e sobre novas oportunidades empresariais. | |
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− | + | DIGITAL MEDIA COMPANY – desde agosto de 2009: passa a atuar como Diretor Internacional da DMC, empresa que opera nas áreas de Conteúdo, Mídia e Jornalismo onde publica, desenvolve e comercializa os seguintes produtos e serviços: | |
− | | + | Agência IN, gestão da informação e conteúdo sob medida |
− | + | Investimentos e Notícias, portal de jornalismo econômico | |
− | | + | Balanços Patrimoniais, site e serviços com demonstrações e análises financeiras de empresas de capital aberto |
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− | + | Na DMC sua atuação se dá na criação e desenvolvimento de projetos editoriais, de novos produtos, de oportunidades empresariais, na busca de licenças de eventos internacionais para realização no Brasil e de parceiros internacionais para realização de eventos sobre o Brasil na Europa e ainda na cobertura de matérias jornalísticas e na produção da Coluna Rive Gauche, sobre Paris e a França de forma geral. | |
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− | + | RIO MUSIC CONFERENCE EVENTOS – desde Outubro de 2011: passa também a atuar como Jornalista Correspondente e Diretor Internacional da RMC Eventos, empresa produtora, desde 2009, dos eventos Rio Music Conference – composto por uma série de conferências sobre o setor da música digital e entretenimento presencial e que é atualmente considerado como dos mais relevantes eventos de “Live Entertainment & Content” de todo mundo em seu gênero – e Rio Music Carnival, com seus três shows oficiais e seu festival de cinco dias no Carnaval do Rio de Janeiro. | |
− | + | Na RMC sua atuação se dá na criação e desenvolvimento de projetos editoriais, de novos produtos, de oportunidades empresariais, na busca de acordos de cooperação e troca de conteúdos exclusivos e ainda na cobertura de matérias jornalísticas para seus dois veículos de comunicação: o Portal RMC, de jornalismo online e o Anuário de Mercado RMC. | |
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− | + | MORE MUSIC LIVE EVENTOS / ULTRA BRASIL – desde Outubro de 2014: passa a acumular ainda as funções de Diretor Internacional da MMLive Eventos, empresa que nasceu como uma spin off da unidade de produção dos shows da RMC e já realizou shows de artistas como Steve Aoki, Hardwell, David Guetta, e ainda diversas edições em todo o Brasil do Fusion Stage, em parceria com a Ambev. | |
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− | + | Sua mais nova conquista foi um contrato de 10 anos para produzir no Brasil, a partir de 2016, a edição brasileira do Ultra Music Festival – um dos mais abrangentes e importantes festivais de Dance Music no mundo. | |
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− | + | Na MML sua atuação se dá na criação e desenvolvimento de novos produtos, de oportunidades empresariais e na busca de acordos de cooperação e troca de conteúdos exclusivos. | |
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Edição das 20h17min de 2 de janeiro de 2016
Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, Pedro Aloisio Maria Fernandes Nonato da Silva, estudou e completou sua educação básica na Cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Andrews, depois cursou Direito na PUC/RJ e Comunicação Social na UniverCidade/RJ, além de ter feito diversos cursos de extensão na área de comunicação, é Jornalista e Publicitário.
Fluente em inglês e francês, já viveu no exterior em Buenos Aires, Lisboa, Washington, Paris e Miami, onde atualmente mantém residência e tem como hobbies a música clássica, teatro, cinema, leitura, viagens ao exterior e os jogos de gamão e golfe.
Após breve passagem pelo Banco Garantia, atual Credit Suisse, começou na área de Comunicação em 1985, como profissional do setor de Planejamento, na área de Promoções e, entre 1988 e 2004, foi coordenador de comunicação em mais de trinta e cinco campanhas políticas para Prefeito, Vereador, Governador, Deputados Estadual e Federal, Senador e Presidente.
Nos anos de 1990 e 1991, durante o Governo Moreira Franco no Estado do Rio de Janeiro, foi Assessor de Comunicação Social junto à Diretoria Administrativa e Financeira da SERLA, atual Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoa do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2002 foi um dos fundadores e do Guanabara Já, um movimento espontâneo e apartidário por excelência e nascimento: sua intenção era jogar luz sobre todo o processo que culminou com a fusão Estado do Rio de Janeiro e o então Estado da Guanabara – transformado então no Município do Rio de Janeiro, como que hoje o conhecemos – e, mais que tudo, discuti-lo e rever este último resquício autoritário do Golpe de 1964.
Fundou em outubro de 2004, com Marcos Silveira, o Instituto da Propaganda (IP), curso livre com foco no desenvolvimento do raciocínio criativo aplicado à comunicação e foi Presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP/RJ), entidade de classe que representa os profissionais destas áreas, por dois mandatos, entre outubro de 2005 a setembro de 2008.
É membro da Câmara de Comércio França – Brasil (CCFB), desde Janeiro de 2006 e é Membro Fundador da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil, capítulo do Distrito Federal (ADVB-DF), sendo seu Conselheiro de Maio de 2007 até Abril de 2009.
É membro do “Executive Board” da “Association for Electronic Music” (AFEM) desde outubro de 2015, tendo sido eleito por voto direto de seus pares para a cadeira de “Not for Profit & Education” da associação.
Atuação Profissional:
Desenvolvimento de novos negócios ligados à estruturação e comercialização de projetos de entretenimento, projetos editoriais e projetos de no media, notadamente em relação aos setores ligados à economia criativa e conteúdo como música, cultura e educação, através de instrumentos de reconhecimento de grandes marcas com seus públicos, gerando valor para todos os envolvidos neste processo.
Experiência profissional:
SHARE - de dezembro de 1985 a março de 1988: Sócio-fundador, Diretor de Atendimento e Planejamento, atendia clientes e agências na área de promoções.
AQUATRO / TANDEM – de abril de 1988 a outubro 1991: Diretor de Atendimento destas duas agências cariocas.
DÉCADA PROPAGANDA – de janeiro 1992 a novembro de 1999: Sócio-fundador, sendo seu Vice-Presidente Executivo e Diretor de Atendimento e Novos Negócios.
A Década Propaganda controlava uma empresa de Assessoria de Imprensa e uma empresa de Telemarketing, além de ter mantido, nos anos de 1992 e 1993, um acordo operacional com a JMM / MG atendendo à Brasif / Duty Free, Cia. Vale do Rio Doce e Siderúrgica Mendes Júnior.
100% PROPAGANDA – de dezembro de 1999 a janeiro de 2001: Sócio-fundador e Diretor de Atendimento, responsável pelas áreas de Atendimento e Novos Negócios.
DOCTOR PROPAGANDA – de fevereiro de 2001 a abril de 2006: Diretor de Operações, responsável pelas áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.
JORNAL DO BRASIL – de maio de 2006 a março de 2010: aceita um convite do Jornal do Brasil para assumir a Diretoria de Negócios, onde sua atuação era a de incrementar permutas e parcerias comerciais.
Julho de 2006: passou a acumular a Diretoria de Projetos de Mercado, onde desenvolveu novas formas de atuação, buscando soluções integradas junto às expectativas dos clientes.
Dezembro de 2006: passou a acumular também a Diretoria de Marketing Comercial, que tinha como objetivo dar suporte de marketing e comunicação à todas as Unidades de Negócios do Departamento Comercial do Jornal do Brasil, além de criar e executar ações de relacionamento com o mercado anunciante.
Janeiro de 2007: acumula a Diretoria Comercial da Revista JB Ecológico.
Maio de 2007: deixa todas as funções anteriores para se tornar Diretor da Sucursal de Brasília, responsável pela representação e performance comercial do Jornal do Brasil junto ao Governo Federal, Missões Estrangeiras, Confederações, Associações e também Sindicatos com sede na Capital Federal.
Em Brasília ainda responde pela performance comercial do Caderno JB Brasília junto ao GDF - Governo do Distrito Federal - e iniciativa privada local, além de fazer parte do grupo de trabalho para o lançamento de um novo jornal diário nesta praça.
Maio de 2008: acumulando sua função anterior, é líder do grupo de trabalho cuja missão é reorganizar a atuação do Núcleo São Paulo do JB, que é responsável pela performance comercial do Jornal do Brasil junto ao mercado anunciante da Cidade de São Paulo, interior do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Agosto de 2008: deixa as funções anteriores para se tornar Diretor de Projetos Editoriais onde sua função cobria os seguintes aspectos:
Para o JB: desenvolver e ofertar ao mercado o maior número possível de projetos editoriais ou eventos onde as prioridades eram a geração de caixa com alta margem de contribuição para a operação, além de agir como fator de diferenciação, agregando valor ao Departamento Comercial através de ações customizadas aos clientes, realizando, sempre que possível, o cross-selling / cross-media entre os produtos da Divisão e/ou da CBM, composta ainda pela Gazeta Mercantil e Editora Peixes. Em sua visão, o escopo dessa atuação se dava por segmento de mercado, região geográfica, relevância editorial e interesse empresarial.
Para o mercado: criar e comercializar projetos editoriais, que possibilitassem ao cliente desenvolver uma estratégia de comunicação consistente e que contribuiria de forma significativa para os seus desafios empresariais, mercadológicos, além de trazer impacto positivo para a percepção de sua marca.
Para os leitores: o conteúdo editorial com relevância e pertinência, agregando valor ao Jornal como um todo.
Janeiro de 2009: assume nova posição: a de Vice-Presidente Sênior de Negócios, onde tem como missão criar sinergia entre as marcas Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, através de suas áreas de Mídia Tradicional, No Media, Projetos Digitais e Projetos Editoriais, sempre fazendo novas e audaciosas parcerias comerciais, que tragam o que o mercado anunciante deseja, margem para a empresa e seus parceiros, além de relevância aos leitores e usuários de ambos os veículos. Setembro de 2009: após a reorganização da CBM e o foco da empresa para a publicação apenas do Jornal do Brasil e seus produtos revistas Domingo, Programa, JB Ecológico, JB Energia e JB Online, assume a posição de Diretor Executivo para o Setor Público.
Tem sob a sua responsabilidade, em todo o território nacional, a representação institucional e a performance comercial do Jornal do Brasil junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os seus níveis, em todo o Brasil: ministérios, secretarias, autarquias, agências reguladoras e empresas públicas.
Janeiro de 2010: deixa as funções executivas no Jornal do Brasil e se muda com a família para Paris, para atuar como seu jornalista correspondente e manter uma coluna dominical, sob o título Rive Gauche, até março daquele ano.
GLOBAL SPORTS NETWORK – de maio de 2012 a dezembro de 2014: Membro do Conselho de Administração da Global Sports Network que atuava no segmento de esportes, notadamente em Conteúdo Esportivo, Gestão Esportiva, Marketing Esportivo e Gestão de Carreiras e sua atuação se fez junto ao CEO e aos controladores da GSN a fim de aconselhar sobre o desenvolvimento de novas estratégias institucionais e sobre novas oportunidades empresariais.
DIGITAL MEDIA COMPANY – desde agosto de 2009: passa a atuar como Diretor Internacional da DMC, empresa que opera nas áreas de Conteúdo, Mídia e Jornalismo onde publica, desenvolve e comercializa os seguintes produtos e serviços:
Agência IN, gestão da informação e conteúdo sob medida Investimentos e Notícias, portal de jornalismo econômico Balanços Patrimoniais, site e serviços com demonstrações e análises financeiras de empresas de capital aberto
Na DMC sua atuação se dá na criação e desenvolvimento de projetos editoriais, de novos produtos, de oportunidades empresariais, na busca de licenças de eventos internacionais para realização no Brasil e de parceiros internacionais para realização de eventos sobre o Brasil na Europa e ainda na cobertura de matérias jornalísticas e na produção da Coluna Rive Gauche, sobre Paris e a França de forma geral.
RIO MUSIC CONFERENCE EVENTOS – desde Outubro de 2011: passa também a atuar como Jornalista Correspondente e Diretor Internacional da RMC Eventos, empresa produtora, desde 2009, dos eventos Rio Music Conference – composto por uma série de conferências sobre o setor da música digital e entretenimento presencial e que é atualmente considerado como dos mais relevantes eventos de “Live Entertainment & Content” de todo mundo em seu gênero – e Rio Music Carnival, com seus três shows oficiais e seu festival de cinco dias no Carnaval do Rio de Janeiro.
Na RMC sua atuação se dá na criação e desenvolvimento de projetos editoriais, de novos produtos, de oportunidades empresariais, na busca de acordos de cooperação e troca de conteúdos exclusivos e ainda na cobertura de matérias jornalísticas para seus dois veículos de comunicação: o Portal RMC, de jornalismo online e o Anuário de Mercado RMC.
MORE MUSIC LIVE EVENTOS / ULTRA BRASIL – desde Outubro de 2014: passa a acumular ainda as funções de Diretor Internacional da MMLive Eventos, empresa que nasceu como uma spin off da unidade de produção dos shows da RMC e já realizou shows de artistas como Steve Aoki, Hardwell, David Guetta, e ainda diversas edições em todo o Brasil do Fusion Stage, em parceria com a Ambev.
Sua mais nova conquista foi um contrato de 10 anos para produzir no Brasil, a partir de 2016, a edição brasileira do Ultra Music Festival – um dos mais abrangentes e importantes festivais de Dance Music no mundo.
Na MML sua atuação se dá na criação e desenvolvimento de novos produtos, de oportunidades empresariais e na busca de acordos de cooperação e troca de conteúdos exclusivos.