Pedro Nonato
Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, Pedro Aloisio Maria Fernandes Nonato da Silva, estudou e completou sua educação básica na Cidade do Rio de Janeiro, no Colégio Andrews, depois cursou Direito na PUC/RJ e Comunicação Social na UniverCidade/RJ, além de ter feito diversos cursos de extensão na área de comunicação.
Neto de jurista e jornalista, seu pai é diplomata. Fluente em inglês, falado e escrito, com conhecimentos de francês e noções
de espanhol, já viveu no exterior em Paris, Buenos Aires,
Lisboa e em Washington, DC.
Tem como hobbies a música clássica, o teatro, o cinema, a
leitura, viagens ao exterior e os jogos de back-gammon e golf.
Após breve passagem pelo Banco Garantia, atual Credit Suisse, começou na área de Comunicação em 1985, como profissional de Planejamento, na área de Promoções.
Entre 1988 e 2004, atuou como coordenador de comunicação em mais
de trinta e cinco campanhas políticas majoritárias e proporcionais
para Prefeito, Vereador, Governador, Deputados Estadual e Federal,
Senador e Presidente.
Nos anos de 1990 e 1991, durante o Governo Moreira Franco, além de trabalhar em agências, foi Assessor de Comunicação Social junto à Diretoria Administrativa e Financeira da SERLA, atual Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoa do Estado do Rio de Janeiro.
Fundou em outubro de 2004, juntamente com Marcos Silveira, o Instituto da Propaganda, curso livre com foco no desenvolvimento
do raciocínio criativo aplicado à comunicação.
Foi Presidente do GAP, Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio
de Janeiro, que representa cerca os profissionais, entre outubro
de 2005 a setembro de 2008.
É membro da CCFB, Câmara de Comércio França – Brasil,
desde Janeiro de 2006.
É Membro Fundador da Associação dos Dirigentes de Venda do
Brasil, capítulo do Distrito Federal (ADVB-DF), sendo, desde
Maio de 2007, seu Conselheiro.
Experiência profissional em agências:
Share Planejamento de Promoções - de dezembro de 1985 a março
de 1988: trabalhou na área de Atendimento e Planejamento,
atendendo à clientes e agências.
Aquatro / Tandem – de abril de 1988 a outubro 1991:
atuou como Diretor de Atendimento destas agências.
Década Propaganda – de janeiro 1992 a novembro de 1999:
foi seu sócio fundador, sendo seu Vice-Presidente Executivo
e Diretor de Atendimento e Novos Negócios.
A Década Propaganda controlava uma empresa de Assessoria de
Imprensa e uma empresa de Telemarketing, além de ter mantido,
nos anos de 1992 e 1993, um acordo operacional com a JMM / MG
atendendo à Brasif / Duty Free, Vale do Rio Doce e Siderúrgica Mendes Júnior.
100% Propaganda – de dezembro de 1999 a janeiro de 2001:
foi seu sócio fundador, atuando como Diretor de Atendimento,
responsável pelas áreas de Atendimento e Novos Negócios.
Doctor Propaganda – de fevereiro de 2001 a abril de 2006:
atuou como seu Diretor de Operações, responsável final das
áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.
Experiência profissional em veículo:
Jornal do Brasil - maio de 2006: aceitou um convite do Jornal do Brasil para assumir a Diretoria de Permutas, onde sua atuação era a de incrementar as permutas e parcerias comerciais.
Julho de 2006: passou a acumular a Diretoria de Projetos de Mercado, onde desenvolveu novas formas de atuação, sempre buscando soluções integradas junto às expectativas dos clientes.
Dezembro de 2006: passou a acumular também a Diretoria de Marketing Comercial, que tinha como objetivo dar suporte de marketing e comunicação à todas as Unidades de Negócios do Departamento Comercial do Jornal do Brasil, além de criar e executar ações de relacionamento com o mercado anunciante.
Janeiro de 2007: passou a responder pela Diretoria Comercial da Revista JB Ecológico.
Maio de 2007: deixa todas as funções anteriores para se tornar Diretor da Sucursal de Brasília, responsável pela representação e performance comercial do Jornal do Brasil junto ao Governo Federal, Missões Estrangeiras, Confederações, Associações e também Sindicatos com sede na Capital Federal.
Em Brasília ainda responde pela performance comercial do Caderno JB Brasília junto ao GDF - Governo do Distrito Federal - e iniciativa privada local, além de fazer parte do grupo de trabalho para o lançamento de um novo jornal diário nesta praça.
Maio de 2008: acumulando sua função anterior, é líder do grupo de trabalho que temcomo missão reorganizar a atuação do Núcleo São Paulo do JB, que é responsável pela performance comercial do Jornal do Brasil junto ao mercado anunciante da Cidade de São Paulo, interior do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Agosto de 2008: deixa as funções anteriores para se tornar Diretor de Projetos Editoriais, onde sua função cobria os seguintes aspectos:
Para o JB: desenvolver e ofertar ao mercado o maior número possível de projetos editoriais ou eventos onde as prioridades eram a geração de caixa com alta margem de contribuição para a operação, além de agir como fator de diferenciação, agregando valor ao Departamento Comercial através de ações customizadas aos clientes, realizando, sempre que possível, o cross-selling / cross-media entre os produtos da Divisão e/ou da CBM – composta ainda pela Gazeta Mercantil e revistas da Editora Peixes.
Em sua visão, o escopo dessa atuação se dava por segmento de mercado, região geográfica, relevância editorial e interesse empresarial.
Para o mercado: criar e comercializar projetos editoriais, que possibilitassem ao cliente desenvolver uma estratégia de comunicação consistente e que contribuiria de forma significativa para os seus desafios empresariais, mercadológicos, além de trazer impacto positivo para a percepção de sua marca.
Para os leitores: o conteúdo editorial destes projetos tem que ter relevância e pertinência, agregando valor ao Jornal como um todo.
Janeiro de 2008: Assumiu a uma nova posição na Companhia Brasileira de Multimídia, que edita tanto o JB, quanto a Gazeta Mercantil: a de Vice-Presidente Sênior de Negócios.
Nesta nova posição, tem como missão criar sinergia entre as marcas Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, através de suas áreas de Mídia Tradicional, No Media, Projetos Digitais e Projetos Editoriais, sempre fazendo novas e audaciosas parcerias comerciais, que tragam o que o mercado anunciante almeja, margem para a empresa e seus parceiros, além de relevância aos leitores e usuários de ambos os veículos.