Pedro Nonato
Nascido no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1965, Pedro Aloisio Maria Fernandes Nonato da Silva, estudou e completou sua educação básica no Colégio Andrews, depois cursou Direito na PUC/RJ e Comunicação Social na UniverCidade, além de possuir diversos cursos de extensão na área de comunicação.
Fluente em inglês, falado e escrito, tem bons conhecimentos
de francês, além de noções de espanhol, já tendo vivido no
exterior em Paris, Buenos Aires, Lisboa e em Washington, DC.
Após breve passagem pelo Banco Garantia, atual Credit Suisse,
começou na área de Comunicação em 1985, como profissional de Planejamento de Promoções.
Entre 1988 e 2004, atuou como coordenador de comunicação em mais
de trinta e cinco campanhas políticas majoritárias e proporcionais
para Prefeito, Vereador, Governador, Deputados Estadual e Federal,
Senador e Presidente.
Nos anos de 1990 e 1991 foi Assessor de Comunicação Social
junto à Diretoria Administrativa e Financeira da SERLA, Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoa do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2004 fundou, juntamente com Marcos Silveira, o Instituto
da Propaganda, um curso livre com foco no desenvolvimento do
raciocínio criativo aplicado.
É, desde outubro de 2005, Presidente do GAP, Grupo de Atendimento
e Planejamento do Rio de Janeiro, que representa cerca de oitocentos profissionais.
É, desde Janeiro de 2006, membro da CCFB, Câmara de Comércio
França – Brasil.
Foi, em Maio de 2007, Membro Fundador da Associação dos
Dirigentes de Venda do Brasil, capítulo do Distrito Federal
(ADVB-DF), sendo seu Conselheiro.
De 1985 a 1987, trabalhou na área de Atendimento e Planejamento
da Share, agência de planejamento promocional e, entre 1987 a
1992, foi Diretor de Atendimento nas agências Aquatro e Tandem.
Em 1992 foi sócio fundador da Década Propaganda, sendo
Vice-Presidente Executivo e Diretor de Atendimento e Novos
Negócios até Novembro de 1999.
A Década Propaganda controlava uma empresa de Assessoria de Imprensa, a Década Comunicação Social e também a Dectell, uma empresa de telemarketing.
Nos anos de 1992 e 1993, a Década manteve um acordo operacional
com a JMM / MG atendendo à Brasif / Duty Free Shopping, Vale do
Rio Doce e Siderúrgica Mendes Júnior.
Em Dezembro de 1999 lançou uma nova agência, a 100% Propaganda
tendo sido sócio fundador, atuando como Diretor de Atendimento, responsável pelas áreas de Atendimento e Novos Negócios, até
Janeiro de 2001.
Entre Fevereiro de 2001 e Abril de 2006, atuou como Diretor de Operações da Doctor Propaganda, responsável final das áreas de Atendimento, Mídia, Produção e Novos Negócios.
Em Maio de 2006, aceitou um convite do Jornal do Brasil para
assumir a Diretoria de Permutas, onde sua atuação era a de incrementar as permutas e parcerias comerciais.
Logo depois, em Julho de 2006, passou a acumular a Diretoria
de Projetos de Mercado.
Em Dezembro de 2006 passou a acumular também a Diretoria de Marketing Comercial, que tinha como objetivo dar suporte de marketing e comunicação à todas as Unidades de Negócios do Departamento Comercial do Jornal do Brasil.
Em janeiro de 2007, passou a responder também pela
Diretoria Comercial da Revista JB Ecológico.
Em junho de 2007 deixa todas as funções anteriores para se
tornar Diretor Comercial do Núcleo Brasília, responsável
pela performance comercial do Jornal do Brasil junto ao
Governo Federal e ainda pela performance comercial do
Caderno JB Brasília junto ao GDF - Governo do Distrito
Federal - e iniciativa privada local além de fazer parte
do grupo de trabalho para o lançamento de um novo jornal
diário no Distrito Federal.