Rachel Braga

De Janelapédia

Diretora de arte e Artista Plástica das boas! Quequél trabalhou na Jotaé fazendo dupla com Marcello Silva.

Rachel começou em publicidade fazendo estágio com o diretor de arte Lielzo Azambuja.

O primeiro emprego foi como montadora na filial da agência paulista CIN –Companhia de Incremento de Negócios. Diretor de arte, Fernando Gerardó. Redator, Orígenes Lessa. Vizinho, Manuel Bandeira: era o Edifício São Miguel, na Beira-Mar, em frente ao MAM. Roberto Carlos estourava com Calhambeque.

Daí foi para a J.Walter Thompson, como assistente do diretor de arte e pintor Newton Resende, que fazia dupla com Mauro Villar. Ela lembra, entre muitos outros: Raimundo Araújo, Manolo Rodrigues, Jorge Barcellos, Lauro Uller, Stanley Chevalier, José Carlos Silveira, Walter Pereira, Sueli Baldas, Maria Alice Langoni, Ronald Galvão, Paulo Maldonado, Edson Martins, Silvio Redinger (o Redi), Domingos Duarte.

Em 1972 Ronald a indica para a Engenho&Arte, de Jorge Eduardo. O primeiro dupla: Sangirardi Jr., escritor e radialista. Meses depois a agência se transforma na Jotaé Publicidade: parceria com Marcello Silva e depois com Hermínio Naddeo. Ney Perez e o iniciante Luiz Fernando Favilla formavam a outra dupla. No atendimento, Sérgio Braga (“Os irmãos Braga vão se apresentar sem rede”) e Álvaro Pires de Oliveira, que reencontrou mais tarde na Provarejo. Tempos depois uma fusão com a Kastrup de Roberto Kastrup forma a Jotaé/Kastrup. Um dos sócios da Kastrup era José Luis Bartolo, que veio a ser diretor da Provarejo.

Rachel se demite daí a um ano e trabalha alguns anos como free-lancer. Vai depois para a CBBA/Propeg e faz dupla com Guto Costa, depois Getúlio Fonseca e em seguida com Wallace Marques. Bjarke Rink, Hermínio Naddeo, Jomar Pereira da Silva Roscoe, Márcia Woolf e Viviano Caldas trabalhavam lá.

Provarejo, 1989. Delano D'Ávila a contrata para fazer dupla com Pamela Jean Croitorou. Com a saída de Pamela entra Nino Gariglio: a parceria dura até o fim da agência, em 92. Mais tarde Nino a leva para a JVA – Juan Vicente e Associados, onde trabalha até 1996.