Ibanor Tartarotti

De Janelapédia

Ibanor José Tartarotti nasceu em Farroupilha, Rio Grande do Sul, no dia 08/01/1927. Filho de Paulo Tartarotti e Odila Tartarotti.

Sua avó, Rosa Tartarotti, matriarca da familia, liderou a viagem dos tartarotti da Itália para o Rio de Janeiro e depois até Nova Vicenza, então destrito de Caxias do Sul, que em 1935 passou a chamar-se Farroupilha.

Sua carreira profissional, que alcançou o mais alto posto da hierarquia dos Associados, presidente, começou quando ainda adolescente, criou um sistema de auto-falantes em Farroupilha, patrocinado pelo Clube do Comércio, nos postes de iluminação da rua principal. Neste negócio ele era o diretor comercial, cobrador, contínuo e locutor.

Sua vontade de crescer levou-o a Porto Alegre para o setor de contabilidade dos Associados gaúchos; em pouco tempo já contribuía, em postos de direção, para o crescimento e grandeza dos jornais e das emissoras de rádio e televisão que Assis Chateaubriand fundava no Rio Grande do Sul.

Em 1975, tranferiu-se para o Rio de Janeiro e iniciou o processo de reorganização das empresas Associadas sediadas nesta capital, como Jornal do Commercio e rádio Tupi. A direção que Ibanor Tartarotti imprimiu ao Jornal do commercio, colocou-o entre os mais modernos do pais.

Como dizia Tartarotti: "A felicidade é ter certeza que a vida não está passando inutilmente."

Ibanor Tartarotti faleceu no dia 28 de fevereiro de 2003 aos 76 anos.