Sérgio do Rego Monteiro

De Janelapédia

Sérgio do Rego Monteiro nasceu no Rio de Janeiro, RJ, a 18/03/1938.

Sergio Rego Monteiro, fundador e sócio majoritário da H/G/W/T Marketing é jornalista profissional (RJO9915JP-45-491) com formação no Colégio Santo Ignácio, no Institut Montana Zugerberg (Zug, Suíça) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez cursos de extensão na Universidade de Columbia (Missouri) e no American Press Institute (Reston, Virginia), tendo iniciado sua atividade profissional na Redação de "O Globo" em 1964, onde permaneceu durante quatro anos.

• 1968- Assumiu inicialmente as funções de Gerente de uma “House Agency” da Veplan Residência, chegando à posição de Diretor Geral de Marketing da empresa. Sob sua orientação estavam o marketing e as operações passivas na área de crédito imobiliário, assim como o desenvolvimento de novas incorporações. Sua experiência neste grupo totalizou 12 anos. Foi gerente de Marketing do Banco Irmãos Guimarães nesta época (empresa ligada à Veplan Residência)

• 1979-Da Veplan Residência constituiu a empresa Rego Monteiro e Associados, sob contrato de dois anos com a Delfin Crédito Imobiliário (Rio de Janeiro e São Paulo) para orientar o marketing com ênfase na expansão de novas agências de captação e no lançamento dos títulos de capitalização Delfin. Após uma associação com a MMC Propaganda e, posteriormente, com a Artplan Propaganda, desenvolveu campanhas para o "Jornal do Brasil" tendo conquistado prêmios pela Campanha "Um Jornal é Tão Bom Quanto as Verdades que ele Diz”, além um Leão de Prata em Cannes com o filme “Democracia, abre as asas sobre nós”.

• 1981 - Convidado a regressar para o Grupo Veplan Residência (mantendo entretanto sua participação na Agência) como Diretor Geral do Hotel Rio Palace, empreendimento de US$40 milhões na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, no sentido de revitalizar e recuperar a imagem desgastada por uma administração insatisfatória. Na época , identificando como uma das fragilidades a falta de uma rede eficaz de vendas, idealizou, organizou, fundou e Presidiu o BHB – Best Hotels of Brazil, uma associação de hotéis independentes e parceiros, nos principais mercados do País, que não conflitassem em suas áreas primárias de influência. Além disto trouxe para o hotel , associado à Artplan Promoções (Roberto Medina), os cantores Frank Sinatra, Barry White, Olivia Newton-Jones, Julio Iglesias além de vários outros, transformando o Hotel em um centro de eventos no Rio de Janeiro. Na sua administração, renovou os contratos com Gaston Lenôtre para exploração do Restaurante Pré Catelan e com Jean Castel à frente da boite Chez Castel. Já convidado a ingressar no Jornal do Brasil, ainda recrutou pessoalmente o novo Gerente Geral do Hotel, na República de Santo Domingo, e fechou um acordo com a American Airlines em Dallas, Texas, para hospedar as tripulações daquela companhia de aviação no hotel.

• 1983- Ingressou no "Jornal do Brasil" como Vice Presidente de Marketing, vendendo sua participação na sociedade da agência de publicidade. A missão era a de estruturar a área comercial da empresa e cuidar da divulgação de sua imagem. Durante seis anos permaneceu no JB, tendo conquistado crescente “share of mind” e “market share”. Montou os planos de incentivo, o sistema de informações de mercado e dirigiu a área comercial (Top de Marketing em 1987 com o Projeto Classicarinho) e de desenvolvimento mercadológico. Através da área de projetos especiais desenvolveu seminários internacionais nas cidades do Porto, Lisboa, Madri, Milão e Paris, enfocando os modelos de privatização, a Europa como parceira no desenvolvimento do turismo (conversão da dívida) e as oportunidades do Brasil com o Mercado Comum Europeu. Em 1988, acompanhando na época a renúncia do Presidente da Empresa , José Antônio Nascimento Brito , deixou o JB.

• 1988-1993 Convidado pela RBS (Rede Brasil Sul), permaneceu inicialmente como Diretor Executivo do "Diário Catarinense” , em Florianópolis, Santa Catarina, do Grupo RBS. A missão era a de rever o projeto do jornal e conduzi-lo ao equilíbrio operacional com o comando geral de todas as áreas.

• Após três anos e meio na função, tendo obtido êxito no “turn around” do jornal, foi convidado para ocupar a função de Diretor Superintendente de Marketing e de Comercialização do Grupo RBS com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A missão era criar uma nova diretoria com supervisão do Marketing e da Comercialização de todas as empresas de mídia do Grupo.

• Em 1993 assumiu a tarefa de expandir a atuação da RBS em todo o território Nacional a partir de uma diretoria em São Paulo.

• 1994 – Na conciliação havida entre a família Nascimento Brito, José Antonio Nascimento Brito foi convidado a reassumir a Presidência do JB e o convidou para exercer a Direção de Marketing e, depois, a Vice-Presidência Corporativa do Sistema. Nessa função idealizou e lançou o Caderno Informática, o Caderno Mulher, renovou os classificados através do Projeto Achei (Top de Marketing 1995), lançou a Revista Super TV e os projetos JB-Fortune e JB-The Wall Street Journal. Desenvolveu também o JB On Line (pioneiro no Brasil) e projetos internacionais em conjunto com o Financial Times (Londres), The Wall Street Journal e Council of The Americas (Nova Iorque) com seminários sobre a privatização do setor elétrico brasileiro.

• Em Setembro de 1997 solicitou seu afastamento da Diretoria do "Jornal do Brasil" tendo sido liberado em Julho de 1998.

• Fundou em 1998 a Consultoria HGWT Marketing

• Assumiu em Agosto de 1998 a função de Vice-Presidente de Operações da Rede Anhanguera de Comunicação (jornais Correio Popular e Diário do Povo, de Campinas);

• Em Abril de 2000 assumiu a Presidência para a América Latina do Jornal Metro pertencente à multinacional Sueca Metro International (Free Commuter Newspapers), coordenando as operações de Santiago no Chile e em Buenos Aires, Argentina, além de ter a responsabilidade de lançar o jornal Metro no Rio de Janeiro e em outros mercados Brasileiros e Latino Americanos. Depois de 11 de Setembro de 2001 após a derrubada do World Trade Center de NY a empresa Sueca reviu sua expansão na América Latina e assim sendo deixou a entidade, entretanto respondendo por seu compromisso em uma longa clausula de “no-Compete” (quarentena).

• Em 2002 a 2006 prestou consultoria à VS Propaganda, e organizou um “Road Show” para a FIRJAN (Amaury Temporal) em Nova Iorque sob o tema “Investir no Rio de Janeiro”, com apoio da Empire State Agency e New Jersey Development Agency.

• Em 2006 fechou contrato com O Estado de São Paulo (São Paulo) e O Globo (Rio de Janeiro) para serviços de consultoria para criação de um jornal gratuito.

• 2007 Presta consultoria ao Jornal O Povo (Fortaleza RG do Norte) e ao Instituto de Pesquisa IBOPE (Brasil).

Outras Atividades

• Foi Secretário Geral Adjunto do XXIII Congresso da International Union of Building Societies no Rio de Janeiro em 1974. Exerceu funções como Diretor de Marketing na ANJ (Associação Nacional de Jornais), como Conselheiro na ABP (Associação Brasileira de Propaganda, na ABM (Associação Brasileira de Marketing), no CONAR (Conselho de Auto Regulamentação na Propaganda) e no CONEN (Conselho Nacional de Entorpecentes). Foi membro da BMA (Bank Marketing Association), da SIMSA (Savings Institution Marketing Society of America).

• Em Maio de 2000 a Maio de 2004 foi Vice Presidente e depois Presidente da INMA – International Newspaper Marketing Association (www.inma.org), a maior associação de profissionais de Marketing de Jornais no mundo, representando 136 países e 920 jornais.

• De Maio de 2003 a Maio de 2005 foi membro da Junta Diretiva da mesma entidade

Palestras no Exterior

• Na Universidade de Missouri, em Columbia (MO) durante o Seminário Distinguished Men in Marketing; no XXI Congresso de Entidades de Poupança e Empréstimo em Londres; no Congresso Annual de 1997 da International Newspaper Marketing Association (INMA) em Los Angeles; no Seminário de Marketing da FIEJ (WAN) em Paris; no Seminário de Marketing de Jornais em São José da Costa Rica promovido pela INMA e no Congresso da Fenasoft de 1998; no Congresso Colombiano de Publicidade em Cartagena, Colômbia. Palestra sobre o mercado de jornais em Brighton, na Inglaterra em Setembro de 2000; Palestra sobre Jornais Gratuitos, em Capetown, África do Sul, em Junho de 2002; Palestra sobre tendências do mercado de Jornais em Melbourne, Austrália, em Abril de 2003; Palestra sobre tendências do Mercado de Jornais em Lisboa, em Junho de 2002; Palestra sobre a evolução dos Jornais Gratuitos no Seminário Latino Americano da International Newspaper Marketing Association em Manaus em 2005; Palestra sobre Jornais Gratuitos no Primeiro Congresso Brasileiro de Comunicação, em Fort Lauderdale, Flórida, USA em 2006; Palestra sobre Jornais Comunitários e Alternativos no Focus Brasil 2006, 2007 e 2008, em Fort Lauderdale, Flórida Algumas Palestras no Brasil:

• Em três eventos de Maxi-Mídia em São Paulo; em quatro eventos de Reciclo de Marketing em Salvador; em eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; em dois Congressos Brasileiros de Marketing; no Congresso de Transporte Urbano em Belo Horizonte; nas Universidades do Paraná e Estadual do Rio de Janeiro; em evento interno da INEPAR em Curitiba; no Congresso Brasileiro de Qualidade em Educação em Belo Horizonte; em duas Convenções dos Diretores Lojistas (CDL) em Fortaleza e em Maceió; em evento da ADVB em Florianópolis; no Fórum de Marketing de Alagoas (SEBRAE/Gazeta de Alagoas); Palestra no Seminário de Mídia Impressa organizado pelo jornalista Alberto Dines no Curso de Formação de Jornalistas (Banco do Brasil-Rio de Janeiro), e na Câmara de Comercio Brasil Suíça, (Rio de Janeiro) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o tema “Marketing e Redação”.